Copa, Olimpíadas e eleições: qual é o legado para a sua cidade?

Copa, Olimpíadas e eleições: qual é o legado para a sua cidade?


O Brasil está vivendo um momento único. A Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 se aproximam, trazendo a oportunidade de investimentos sociais importantes.



Além do importante legado que será deixado para as cidades em áreas como mobilidade urbana e infraestrutura, é preciso ter claro qual será o legado social para a população. Com as eleições municipais deste ano, esse debate ganha destaque.

Neste contexto, a Atletas pela Cidadania, o Instituto Ethos - por meio do projeto Jogos Limpos -, e a Rede Brasileira de Cidades Sustentáveis uniram forças para propor este desafio aos candidatos das cidades-sede da Copa e Olimpíadas: qual legado a sua gestão vai deixar para a cidade?

A iniciativa pretende por o legado social dos megaeventos no centro da discussão eleitoral deste ano. Por isso, as três entidades vão realizar encontros com candidatos à prefeitura, em cada uma das 11 cidades-sede da Copa, sob o tema "Copa, Olimpíadas e eleições: qual o legado para a sua cidade?" Na oportunidade, todos os candidatos à prefeitura serão convidados a assinarem três termos de compromisso, com os seguintes temas: Termo de Compromisso Cidades do Esporte ( garantia do acesso ao esporte pela população), Pacto pela Transparência (transparência nos gastos públicos) e Programa Cidades Sustentáveis (ações para o desenvolvimento sustentável dessas cidades).


Termo de Compromisso Cidades do Esporte

O Termo de Compromisso Cidades do Esporte visa o desenvolvimento de uma cultura esportiva, tornando o esporte acessível à população, com o estímulo ao aumento da atividade física e a melhoria do esporte das escolas. A meta é a ampliação e qualificação do Esporte Educacional em 100% das Escolas Públicas, bem como dobrar a prática de atividade física nas cidades-sede da copa até 2016.


Pacto pela Transparência Municipal

O Pacto Municipal pela Transparência tem com objetivo comprometer os futuros administradores municipais com a transparência nos processos de decisão e investimentos nas obras para a Copa do Mundo de 2014. Esse pacto faz parte das estratégias do projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, uma iniciativa do Instituto Ethos, pretende aproveitar a realização da Copa do mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 no Brasil para criar uma cultura que eleve o nível de transparência nos gastos governamentais, o nível de integridade nas relações público-privadas e o controle social dos investimentos públicos.

 

Programa Cidades Sustentáveis

O Programa Cidades Sustentáveis, totalmente apartidário, tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Para isso, oferece aos candidatos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda, e um banco de boas práticas com exemplos nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos gestores públicos municipais. O programa é complementado por uma campanha que tenta sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotar a agenda da sustentabilidade.


Para mais informações sobre as plataformas, bem como quanto ao local e horário dos encontros, acesse os sites:


Pacto pelo legado Socioesportivo - 
Atletas pela Cidadania  

www.atletaspelacidadania.org.br


Programa Cidades Sustentáveis - Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis 


www.cidadessustentaveis.org.br

Pacto Pela Transparência - Projeto Jogos Limpos (Instituto Ethos) -  

www.jogoslimpos.org.br


Recent Entries

3rd ANNUAL WEST COAST DISABILITY PRIDE PARADE & FESTIVAL
Online registration for the 3rd ANNUAL WEST COAST DISABILITY PRIDE PARADE & FESTIVAL is now open! http://www.svilc.org/parade.htm. Our Theme: Building a CommUNITY…
Copa, Olimpíadas e eleições: qual é o legado para a sua cidade?
Copa, Olimpíadas e eleições: qual é o legado para a sua cidade?O Brasil está vivendo um momento único. A Copa…
Engaging Children With Disabilities In Sport And Physical Activity
FromRecent research from La Trobe University in Melbourne shows that when compared to children without disabilities, children with disabilities not…
Could Luciana, or Flavia, Attend World Cup 2014 in Fortaleza?
Take a little tour of the accessibility of Fortaleza, Brazil. While there is dialogue in Portuguese the images can speak…
Technological Innovations in Transportation for People With Disabilities
Technological Innovations in Transportation for People With Disabilities: Workshop Summary ReportPDF Version (1.60 MB)Publication Number: FHWA-HRT-11-041 Date: September 2011FOREWORDTo examine technological…
MIUSA: Building an Inclusive Development Community (BIDC)
In 2001, MIUSA launched the Building an Inclusive Development Community (BIDC) project, sponsored by the U.S. Agency for International Development (USAID),…
Eye Music with Universal Design
This article shows some of the rapid research-to-technology that is taking place where neuroscience and product development take place through…