Brazil's First National Conference on Inclusion in Tourism Approaches - Sept 28-30, 2011

Zipline in Socorro, Brazil

Image by srains via Flickr

Brazil will host its first national conference on inclusion in tourism September 28-30, 2011. 

Set in the beautiful region around Socorro in Sao Paulo State a local industry of adventure activities that are inclusive of people of a wide range of abilities has been systematically built up for nearly ten years. Although billed as a national event this marks the opening of Brazil's Inclusive Tourism industry, government policy and sector best practices on an international stage.


Logotipo Congresso Brasileiro do Turismo Acessivel.gif
My visit, accompanied by Shirley Barber, includes a fam of several other destinations that have made major investments in Universal Design and inclusion:

  • Guarujá
  • Bertioga,
  • São Sebastião
  • Ilhabela 

Hotel information:

Official site:


Congresso Brasileiro de Turismo Acessível
 
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência tem desenvolvido ações nas mais diversas áreas de responsabilidade pública com objetivo de assegurar, a cada dia, o pleno direito de acesso das pessoas com deficiência a todas as atividades cotidianas. Por essa razão, não poderíamos deixar de aceitar o desafio de realizar o "Congresso Brasileiro de Turismo Acessível". 

Em trabalho conjunto com a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Socorro e com o apoio do Ministério do Turismo e da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, o evento acontecerá de 28 a 30 de setembro de 2011 naquela cidade. 

Certamente, terá grande relevância para seu público alvo formado pelo trade de turismo, os Secretários Estaduais de Turismo e os municípios paulistas que formam a rede estadual de turismo ao permitir a apresentação de casos de sucesso e a discussão sobre ações que são fundamentais para subsidiar políticas públicas que assegurem os direitos das pessoas com deficiência no acesso pleno ao turismo   

Pelas características de boa parte da população com deficiência, não temos a menor dúvida em estimar que o evento mostrará uma perspectiva de negócio ainda não imaginada pelos experts do turismo brasileiro. 
  
Não podemos ainda deixar de focar os mega eventos que acontecerão em nosso país até 2016, Copa do Mundo de Futebol, Olimpíadas e Paraolimpíadas que, sem, dúvida alguma, irão dar outra dimensão ao nosso turismo. Assim, é mais que importante conhecermos as modernas alternativas, as novas tecnologias e com isso nos prepararmos para receber bem os nossos turistas com deficiência e todos aqueles que nos visitarão.
 
LINAMARA RIZZO BATTISTELLA 
Secretária de Estado

Enhanced by Zemanta

Recent Entries

Curitiba apresenta projetos e programas de acessibilidade (Portuguese)
Image by srains via FlickrO secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba, Irajá de Brito Vaz, também anuncia…
Liberating Visual Communication with Words in DAISY
Image description is the process of translating visual information into a verbal format. With technology just being developed that…
Brazil's First National Conference on Inclusion in Tourism Approaches - Sept 28-30, 2011
Image by srains via FlickrBrazil will host its first national conference on inclusion in tourism September 28-30, 2011. Set in the…
Diseño Universal en el Museo de La Vila - Valencia (Spanish)
El Ayuntamiento de La Vila Joiosa, a través de la Concejalía de Cultura y Patrimonio Histórico y del Museo Municipal,…
Max Starkloff - the Legacy Lives On
During one especially cold morning in January of last year, a disabled man who uses a wheelchair and ventilator ,…
Acessibilidade em Museus (Portuguese)
Estão abertas as inscrições para as Comunicações do I Seminário Estadual de Acessibilidade em Museus.Os trabalhos enviados devem seguir a temática…
The NAHB Universal Design/Build Course
This two-day course focuses on home design and specifications that account for differences in access and ability due to circumstance,…
Tagore on Universal Design?
"The problem is not how to wipe out all the differences, but how to unite with all the differences intact."…