Festival Assim Vivemos em Porto Alegre, Belo Horizonte e Campinas (Portuguese)

| 0 Comments

Em 2010, a quarta edição do Assim Vivemos, Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência será exibido em mais duas cidades, inaugurando a tão esperada itinerância.

Com o patrocínio da PETROBRAS, iniciamos por Porto Alegre e Belo Horizonte a circulação do festival, que esperamos ampliar cada vez mais.

Em Porto Alegre e Belo Horizonte, será uma semana de festival, com a exibição de 16 longas e médias-metragens que representam o melhor da produção mundial sobre o tema. A programação detalhada de cada cidade está no site do festival.

  • Em Porto Alegre: de 21 a 26 de setembro, no Cine Bancários.
  • Em Belo Horizonte: de 15 a 21 de outubro, no Cineclube Savassi.

Além de Porto Alegre e Belo Horizonte, esperamos poder em breve confirmar a data e local do Festival Assim Vivemos em Campinas (SP).

Também serão realizados dois debates em cada cidade, com o objetivo de discutir questões levantadas pelos filmes. Entre os convidados, teremos educadores, especialistas nos temas, diretores de cinema, entre outros. Os temas dos debates serão:

- AUTISTA E ARTISTA, motivado pelo filme Somos todos Daniel; 
- SURDO: SINALIZADO OU ORALIZADO, motivado pelos filmes Sou surdo e não sabia e Vozes de El-Sayed.

Alguns destaques dessa edição:

- O argentino Mundo Asas, sobre uma trupe de artistas com deficiência que excursiona pela Argentina, sob o comando do cantor Leon Gieco;

- Somos todos Daniel, do Canadá, filme que nos apresenta uma turma de adolescentes autistas que cantam, dançam e interpretam;

- Sou surdo e não sabia (da França) e Vozes de El Sayed (de Israel), ambos sobre questões relativas à surdez.

E ainda produções da Noruega, França e Bielorrússia.

Do Brasil, selecionamos os excelentes longas Sentidos à Flor da Pele, de Evaldo Mocarzel; Pindorama, de Roberto Berliner, Lula Queiroga e Leo Crivellare e o curta O Vôo da Cegonha, de Lally Cataguazes.

Histórico e Acessibilidade:

O Festival Assim Vivemos é bienal e teve sua primeira edição realizada em 2003, no Rio de Janeiro e em Brasília, sempre com o patrocínio do Banco do Brasil e realização do Centro Cultural Banco do Brasil. A partir de 2009, também em São Paulo.

O festival oferece todas as acessibilidades nas sessões dos filmes: audiodescrição (descrição de tudo o que aparece na imagem dos filmes e que não pode ser entendido apenas pelo áudio), catálogos em Braille, legendas Closed Caption (inclusive nos filmes brasileiros) e interpretação em LIBRAS nos debates.

Em 2007, o festival contou com o co-patrocínio da Petrobras, o que possibilitou convidar realizadores estrangeiros e debatedores de outros estados, além de incluir a produção de um DVD dos filmes Premiados do Público, editado com acessibilidade, com 2.000 cópias distribuídas para instituições de ensino e entidades de pessoas com deficiência de todo o Brasil.

Todas as sessões terão ENTRADA FRANCA.

Mais informações no site: www.assimvivemos.com.br


Leave a comment

Recent Entries

Places On The Edge - Saving Coastal And Freshwater Destinations
Changemakers has launched, together with National Geographic and Multilateral Investment Fund (BID/Fomin),  the third edition of the Geo-tourism Challenge in…
Play for Life: Exploring the Lifelong Benefits of Inclusive Play
Play brings families, friends and communities together; it keep us fit and makes us smile. Research shows that play is…
Festival Assim Vivemos em Porto Alegre, Belo Horizonte e Campinas (Portuguese)
Em 2010, a quarta edição do Assim Vivemos, Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência será exibido em mais duas cidades,…
Feelin' Like a Whizz-Kid Today? (Me too!)
Cheeky little ankle biters aren't they? …
Call for Participants for Wheelchair Transfer Study
The Human Engineering Research Laboratories with the University of Pittsburgh is seeking individuals in the Chicago area to participate in…
Quads 4 Quads 2010: Down and Dirty in South Africa
On the 23rd September, 300 off road bikers will leave Carnival City, heading for Ballitto, on a 1000 km, 4…
Meet Liz Hamill Scott and Read the Travels With Pain Blog
Liz Hamill Scott writes the Travels With Pain blog. Her goal is "to help travelers with hidden disabilities and…
Stadium Accessibility for PwD: Improving FIFA's Legacy
Colleagues interested in the accessibility of sports stadiums are asking three questions in anticipation of future FIFA World Cup Games.…