May 07, 2008

Da AVAPE: Turismo acessível

Arvorismo-Socorro

Convênio entre o Ministério do Turismo, AVAPE e a Prefeitura de Socorro facilitará o acesso de pessoas com deficiência ao turismo de aventura e atividades de lazer

Reportagem: Marília Penteriche

Em matéria de acessibilidade turística, o Brasil ainda engatinha se comparado aos Estados Unidos, Canadá ou Inglaterra. Além das poucas opções de destinos e habitações realmente acessíveis, as existentes costumam ser caras. Mas o município de Socorro (SP), a 130 quilômetros de São Paulo, promete mudar este cenário. Um convênio entre o Ministério do Turismo, a Prefeitura, a AVAPE e o programa Aventura Segura criou o projeto Socorro Acessível, para tornar a cidade - um dos pólos de turismo de aventura mais importantes do interior paulista - o primeiro destino turístico do país totalmente adaptado às pessoas com deficiência.
A AVAPE iniciou a análise do diagnóstico de acessibilidade e do potencial turístico de Socorro há um ano, identificando barreiras arquitetônicas construídas numa época em que as pessoas com deficiência não saíam de suas casas para se divertir, muito menos para viajar. No levantamento, a Organização empregou arquitetos e técnicos em inclusão. 'Ao todo, serão realizadas nove ações para acessibilidade, entre elas a instalação de sinais sonoros nos semáforos e construção e adaptação de rampas de acesso em locais públicos, como ruas, praças e museus', explica a técnica em acessibilidade da AVAPE, Cristiane Ecker. Mais do que promover a inclusão por meio do turismo acessível, Socorro está se adequando ao decreto número 5.296, de 2004, que regulamenta a lei 10.098. Entre outras definições, hotéis e pousadas devem ter 5% de suas acomodações adaptadas para atender pessoas com deficiência, de acordo com a Norma Técnica 9050. Os estabelecimentos de uso público e privado precisam estar adequados até dezembro de 2008.

A adaptação física não foi o único foco da AVAPE. A Organização se preocupou também com a questão comportamental. Em fevereiro, realizou a oficina 'Colocando as Mãos na Massa', para empresários e gestores de empresas que oferecem turismo de aventura, esclarecendo dúvidas sobre como iniciar projetos de acessibilidade e atendimento às pessoas com deficiência.

Posted by rollingrains at May 7, 2008 08:41 PM