Socorro Como Destino Preferido para Copa 2014? (Portuguese)

Localizada a 130 quilômetros da Capital, a cidade de Socorro é destino ideal para quem deseja dar um tempo na correria do dia a dia e relaxar aproveitando a natureza exuberante do Circuito das Águas Paulista e as opções gastronômicas, que são show à parte.

COPA_00.jpg

O município, que recebe cerca de 500 mil visitantes por ano, oferece oito opções de turismo e 22 atividades de aventura - dez delas adaptadas a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

O crescimento de 15% no segmento a partir do ano 2000 transformou Socorro em famoso polo turístico do Estado. Tanto que o destino é atualmente considerado referência quando se fala em turismo com acessibilidade, que engloba não só pessoas com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida como também obesos, idosos, anões e gestantes.

Por isso o município sediou, no segundo semestre de 2011, o Seminário Paulista de Acessibilidade e Cidadania, projeto integrante de um conjunto de ações realizadas pelo FAC (Fórum Internacional de Acessibilidade e Cidadania), abordando o tema Acessibilidade no Mundo Globalizado.

Com 37 mil habitantes, Socorro está na encosta da Serra da Mantiqueira, em meio a vales e montanhas, fazendo divisa com Minas Gerais. O município destaca-se como estância turística integrando o Circuito das Águas Paulista, que inclui também Águas de Lindóia, Amparo, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira e Serra Negra.

Fundada oficialmente em 9 de agosto de 1829, a cidade foi colonizada por italianos e portugueses, que cultivaram café e o fumo por muitas décadas. Foi batizada com o nome de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira dos italianos que chegaram à região, há quase 200 anos. Devido à qualidade de suas águas minerais, entrou para o turismo como estância sanitária em 24 de abril de 1945. Hoje, a cidade reserva atrações para todos os gostos. A começar pelos amantes da natureza, que encontram vários convites desafiadores explorando vales, montanhas, trilhas e cachoeiras. Programas que atraem aventureiros de todas as partes do mundo.

 

COPA

Não bastasse ser referência nacional em ecoturismo, aventura e acessibilidade, Socorro se prepara agora para receber os turistas que visitarão o Brasil na Copa do Mundo de 2014. Por ser uma das únicas no Brasil com infraestrutura para receber visitantes com deficiência, a cidade foi selecionada pelo Ministério do Turismo para receber estrangeiros durante a competição. Para tanto, garçons farão curso de inglês e outras medidas estão sendo estudadas pelos empresários locais.

Recent Entries

Overview: Universal Design and the American Disabilities Act (ADA)
ADA. The 1990 Americans with Disabilities Act (ADA) requires that U.S. programs and services be accessible to individuals with disabilities.…
Socorro Como Destino Preferido para Copa 2014? (Portuguese)
Localizada a 130 quilômetros da Capital, a cidade de Socorro é destino ideal para quem deseja dar um tempo na…
Announcing CaptionMatch!
A new service to connect people who are deaf or have a hearing loss with captioning providers is now…
Centro de Formação de Treinadores de Cães-Guia (Portuguese)
Foi inaugurado nesta segunda-feira (19), em Camboriú, Santa Catarina, o primeiro Centro de Tecnológico de Formação de Instrutores e Treinadores…
"1ª TARDE INCLUSIVA" (Portuguese)
CONSELHO MUNICIPAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DE AMPARO ORGANIZA A "1ª TARDE INCLUSIVA"             Na tarde do dia 03 de dezembro…
High-level Meeting on Disability and Development (23 September 2013)
An event to launch the preparatory processes for the United Nation High-level meeting of the General Assembly on disability and…
United Nations Enable Film Festival 2012
The UNEFF 2012 (United Nations Enable Film Festival) will be held at UN Headquarters as a part of the commemorative…
A Logo for Article 30 of the Convention on the Rights of Persons with Disabilities?
We travel! Here is a good logo for Article 30 of the UN Convention on the Rights of Persons with Disabilities. http://www.rollingrains.com/2011/04/those-who-want-to-thoroughly.html…