Desenvolvimento sustentável e pessoas com deficiência (Portuguese)

Da Bengala Legal por Izabel Maria Madeira de Loureiro Maior:


Ao falar sobre desenvolvimento sustentável, não consigo separar o componente humano do ambiental. O planeta poderia viver intocável sem os humanos? Não poderia! Sem nós o planeta estaria incompleto, pois somos parte do ambiente da Terra. Entretanto, há um aspecto que complica a equação da sobrevivência ambiental: o desenvolvimento irresponsável, desumano, desigual, injusto e predatório. São as corporações transnacionais que exigem o crescimento econômico desenfreado sem o desenvolvimento humano, resultante da inclusão social e a preservação ambiental. Surge uma pergunta inquietante: será que cada pessoa entende seu papel individual e importante no desenvolvimento sustentável? Podemos responder preocupados - não parece que saibam. A partir dessa dúvida, vamos nos ater ao segmento das pessoas com deficiência.

O mundo tem sete bilhões de moradores e poucos realmente conhecem o risco da associação ao incorreto conceito que o habitat é infinito. A grande parte ainda pensa que não é problema urgente conviver com o nosso hospedeiro, sem vivermos como parasitas sem juízo.

Uma parcela de 15% das pessoas que reside na Terra apresenta alguma limitação funcional, mas isso não precisa reduzir sua participação na vida do planeta. De acordo com as estatísticas de cerca de 80 países, um bilhão é o quantitativo de pessoas com deficiência (OMS/ONU, 2011). A maioria sobrevive na pobreza, com dupla vulnerabilidade, refém de discriminação, exclusão e da falta de oportunidades. São humanos empurrados para fora do desenvolvimento sustentável. 

Ler mais:

Recent Entries

Beyond the Label: The Business Case for Hiring PwD
Beyond the Label: The Business case for Hiring PwD View more documents from Scott Rains…
Disability Inspiration Porn -- Crippling Political Consciousness
Occasionally I need reminders like that sad old pun, "De Nile is more than a river in Egypt" or the…
OP Ed Tech Review: A Blind Perspective
From Deborah Kendrick:On May 18, Best Buy's Insignia line of products rolled out its new tabletop radio.  Capable of picking…
Op-Ed: Step up for civil rights treaty for people with disabilities
Reprinted from JTA:Several important Jewish organizations are standingbehind a critical international treaty to support civil rights, dignity andhope for people…
Desenvolvimento sustentável e pessoas com deficiência (Portuguese)
Da Bengala Legal por Izabel Maria Madeira de Loureiro Maior:Ao falar sobre desenvolvimento sustentável, não consigo separar o componente humano do…
Making Universal Design in Tourism a Matter of Solidarity
Making Universal Design in Tourism a Matter of Solidarity Scott Rains srains@oco.net   We are here to forge some links…
A Missed Opportunity in Australia
From Bill Forrester's article "Inclusive Tourism Ignored Once Again":A beautiful new Ad from Tourism Australia but once again it ignores…
Navatar: Navigating With Little to No Sight in Indoor Spaces
Human Computer Interaction researcher Elke Folmer, based out of the University of Nevada, Reno, has developed an interior navigation…