Programa de inclusão para portadores de deficiência e mobilidade reduzida chega à Boracéia (Portuguese)


 

Depois de formalizar a primeira parceria com a Diretoria de Assuntos Náuticos, ligada à Secretaria Municipal de Turismo, a Oscip Boracéia Viva leva à Praia de Boracéia, o Programa Praia Acessível, do Governo do Estado de São Paulo, que por meio de cadeiras anfíbias, oferece condições de acesso à praia e ao banho de mar para deficientes e portadores de mobilidade reduzida, com segurança e dignidade.

Nas areias de uma das mais belas praias do Município, em frente ao Km 192 da Rodovia Rio-Santos, nº 207, a iniciativa começou no sábado (19), das 10h às 16 horas, acontecendo também no domingo (20), no mesmo horário. Foram disponibilizadas três cadeiras anfíbias para a Oscip desenvolver as atividades no local. A partir de então passa a ser realizada todo final de semana, com exceção dos dias em que as condições climáticas não estiverem favoráveis às atividades.

Na estréia das atividades, o 'Praia Acessível', que sempre será realizado entre as 10h e 16 horas, atendeu duas crianças com deficiência física - uma menina e um menino de 9 e 12 anos, respectivamente. Geovana era só alegria. Auxiliada por monitores, previamente treinados, ela aproveitou para brincar na areia e tomar banho de mar. A praia não é novidade para Geovana, que, vencendo suas limitações (ela não tem as pernas), participa das aulas de surf oferecidas pela Oscip.

Já o garoto Joel, que usa muleta para se locomover por conta de uma deficiência nas pernas, não sabia da existência do projeto e ficou feliz em saber que poderá contar com a iniciativa todos os finais de semana. Néia, mãe do menino, disse que para quem vive o problema diariamente, sabe da importância do projeto. "Eu tenho dificuldades de trazê-lo à praia e levá-lo até a água. Agora com o programa será diferente. Espero que tenham outras iniciativas semelhantes, porque no geral o acesso ainda é muito pouco", afirmou a mãe.

De acordo com o diretor de Assuntos Náuticos do Município, José Augusto Coelho Filho, a partir de 03 de julho, o programa começa a ser desenvolvido, diariamente, em parceria com o Sesc, na praia, em frente à unidade, ficando disponíveis ali cinco cadeiras anfíbias.

Enhanced by Zemanta

Recent Entries

Visit Britain Understands Responsible Tourism
As the message of Inclusive Tourism diffuses through the travel and hospitality industry we see increasingly broad application of the…
Event: Conference of States Parties to the Convention on the Rights of Persons with Disabilities
The Fourth Session of the Conference of States Parties to the Convention on the Rights of Persons with Disabilities will be held…
Programa de inclusão para portadores de deficiência e mobilidade reduzida chega à Boracéia (Portuguese)
 Depois de formalizar a primeira parceria com a Diretoria de Assuntos Náuticos, ligada à Secretaria Municipal de Turismo, a…
Ron Mace, an architect and wheelchair user who coined the term "universal design" in the early '70s, summed up its…
Delight as a Business Case - Disability as the Growth Edge for Design
Part of the joy of being around children is observing the intensity of their sensation and their delight in discovery…
Moda Inclusivo (Portuguese)
Com orgulho do Brasil - Moda Inclusivo:…
Design for Delight - Leveraging Anxiety for the 'Win-Win" Experience
It is no secret that the article that launched serious attention to the topic of Inclusive Tourism is Dr Simon…
Transporte público, en deuda con personas con discapacidad
 El servicio de transporte público está en deuda en general con las personas que padecen alguna discapacidad y en lo…