Museu guarda memória da luta dos deficientes físicos (Portuguese)


O Jornal Nacional apresenta um lugar que permite a pessoas com deficiência física entrar em contato direto com a arte, como mostra a repórter Neide Duarte. O Museu da Pessoa com Deficiência é pequeno e ocupa pouco espaço. 


O memorial foi criado para que a história não se perca, uma luta que começou em 1981, Ano Internacional da Pessoa com Deficiência, tempo de passeata pelo centro de São Paulo, com cadeirantes e até uma mulher em uma maca. Os cartazes eram tão simples quanto os desejos. 

 A jornalista Lia Crespo estava lá. "Quando eu comecei, eu não esperava usufruir de nenhum dos resultados da minha luta. É legal me ver naquela imagem e pensar nisso, pensar no que eu esperava e o que a gente, de fato, conquistou", afirma. Caminhos sinalizados, informações em braile, áudio para substituir a leitura: essas são algumas conquistas reunidas no Memorial da Inclusão. 

 Na língua dos sinais, Natalia Frazão organiza como deve ser feita a entrevista. "Gostei bastante desse museu que contempla as pessoas com deficiência e a cultura", aponta um rapaz. É uma oportunidade rara. O radialista Beto Pereira pode dizer que viu uma obra de Portinari. "Uma replica perfeita eu consigo sentir os tecidos, o crucifixo. Eu já li muito sobre Candido Portinari, mas ter contato com a obra em si, esse contato tátil é algo que emociona", comenta. "Ao construir esse espaço acessível, um dos objetivos foi que as pessoas, principalmente as pessoas com deficiência, participem desse espaço que foi feito para elas", aponta a curadora do Memorial da Inclusão, Elza Ambrósio.

Recent Entries

Heritage Culture and Inclusive Design Continues to be a Priority for the Archaeological Survey of India
From India Express:Signage in Braille, tactile exhibits and audio guides are among the few measures the Archaeological Survey of India…
The Gluten-Free Guide to Italy
Image via WikipediaAre you gluten intolerant or do you have Celiac Disease and want to travel? Here's a way to…
Programa Rampa: Visite Portugal
Veja Portugal Acessivel. Viaje com Accessible Portugal. Conheca a Program Rampa neste video.…
Autism Speaks Seeks Family Services Community Grant Proposals From U.S. Organizations
Autism Speaks Seeks Family Services Community Grant Proposals From U.S. OrganizationsAutism Speaks, a nonprofit autism science and advocacy organization, is…
Museu guarda memória da luta dos deficientes físicos (Portuguese)
O Jornal Nacional apresenta um lugar que permite a pessoas com deficiência física entrar em contato direto com a arte,…
WTTC Economic Arguments for a Smart Travel Industry: Where the Explicit call to Universal Design?
(Forimmediaterelease.net) While economic growth going forward faces many challenges, the travela nd tourism industry is still expected to be one…
UD Courses Through the IDeA Center
The IDeA Center is now offering the next two courses in its online continuing education program.1) Core Courses II: Universal…
Quando seremos respeitados pelas companhias aéreas?
Artigo de Adriana Lage sobre o incidente ocorrido com a deputada Mara Gabrilli Adriana Lage Li uma matéria no…