Idosos e deficientes físicos - estacionar em vagas preferenciais (Portuguese)


Imagem do cartão com os símbolos da República Federativa do Brasil e Internacional de Acesso
Os adesivos especiais estão sendo substituídos por carteiras e com um detalhe: elas valem em todo o país. Veja o que fazer para ter direito a este benefício.


O Conselho Nacional de Trânsito decidiu disciplinar o uso das vagas especiais em todo país. A partir de agora só podem estacionar nesses locais pessoas cadastradas e identificadas. 

Até então o idoso ou portador de deficiência precisavam de um adesivo no carro para poder parar na vaga especial. A nova documentação acaba com essa exigência. Não importa de quem seja o veículo ou quem esteja dirigindo. Basta deixar a credencial a vista no painel e estacionar. 

A mudança vai ser feita aos poucos. Os adesivos continuam valendo. 

O cadastramento é feito no órgão de trânsito de cada cidade.
 É preciso apresentar cópias e originais de carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. No caso dos portadores de deficiência física, é exigido ainda um laudo médico emitido pelo Sistema Único de Saúde. 

"Em qualquer lugar do país, não importa. Onde quer que ele esteja, estará indicado como pessoa idosa ou preferencial para aquela vaga exclusiva para o segmento", explica José Antônio Pajeú, assessor jurídico da companhia de trânsito de Recife. 

A mudança foi recebida com entusiasmo. Idosos e portadores de deficiência esperam agora ter seus direitos respeitados. "Identifica as pessoas que têm necessidade para encontrar um lugar para estacionar. Muito importante, muito bom", fala João Alfredo Gomes, aposentado.

Para obter os cartões na cidade de São Paulo:

IDOSO: www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/noticias/index.php?p=16291

DEFIS - PESSOA COM DEFICIÊNCIA: www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/autorizacoes_especiais

Assista ao vídeo da reportagem do Jornal Hoje, clique aqui

Acesse o website do DENATRAN: www.denatran.gov.br/resolucoes.htm clique no número das resoluções 303 e 304 de 18 de dezembro de 2008 para conhecer a íntegra das resoluções e o modelo do novo cartão de estacionamento (imagem acima) que vale em todo o Brasil, assim como as placas de sinalização nas vias.


Fonte: Jornal Hoje (Rede Globo) Karla Almeida - Recife 
http://www.vereadoramaragabrilli.com.br/destaque/304-idosos-e-deficientes-fisicos-terao-facilidade-para-estacionar-em-vagas-preferenciais.html

Recent Entries

Traveling in 2011? Get Some Tips from MIUSA
Ashley at MIUSA reports that their travel tips page has been updated. Check out, "Packing for Easier Travel with a…
'Disculpe si no me levanto': I Jornada de Sensibilización y Diseño Universal (Spanish)
Ja ha pasado pues interesante:Debatir sobre la eliminación de barreras, analizar las posibilidades de mejora de la accesibilidad y proponer…
Idosos e deficientes físicos - estacionar em vagas preferenciais (Portuguese)
Os adesivos especiais estão sendo substituídos por carteiras e com um detalhe: elas valem em todo o país. Veja o…
Design for All Foundation Awards 2011 - Open for Applications
Design for All FoundationAwards 20112011 AwardsParticipantsThe JurySubmissionSponsorsMore infoThe Foundation is glad to annouce its Awards 2011, that aim to acknowledge…
"Voluntourism" - Travel for Good
Philanthropy is one reason people with disabilities travel. MIUSA allows students with disability to travel while they learn,Global Service Corps…
São Sebastião Acessível: Litoral Norte - Cadeiras anfíbias possibilitam o acesso da pessoa com deficiência ao mar (Portuguese)
O programa "São Sebastião Acessível" recebe nesta manhã (22), um grupo de aproximadamente cem turistas com deficiência.Provenientes de Jacareí, os…
Christmas Wishes 2010
First of all, some congratulations to: Judy Heumann - New Mobility magazine's Person of the Year!Open Doors Organization for winning the…
Disaster Planning and PwD - Part of the Logistics of Inclusive Destination Develoment
A three day International Workshop on 'Integrating Disability in Community Based Disaster Risk Reduction and Response - Best Practices and…