Lousã - Destino de Turismo Acessível (Portuguese)

| 0 Comments

Coat of arms of Lousã

Image via Wikipedia

Escrito por Andrea Trindade   

Coimbra

 

Um grupo de cidadãos portadores de incapacidade foi ontem convidado a almoçar na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC) para que os futuros profissionais de hotelaria e restauração com eles pudessem aprender mais sobre as especificidades do atendimento a pessoas com limitações. Isto porque, a par de estruturas físicas acessíveis, o "turismo para todos" passa por atitudes e comportamentos, por profissionais sensibilizados e dispostos a ajudar.

A iniciativa, realizada em parceria com o projecto "Lousã - Destino de Turismo Acessível", contou com a presença da secretária de Estado adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, que apelou ao empenho de todos na mudança para uma sociedade mais inclusiva e democrática, com «igualdade de acesso a bens e serviços». A governante lembrou ainda que o turismo acessível pode e deve ser olhado como «oportunidade de desenvolvimento estratégico sustentado», como tem acontecido na Lousã. «Este projecto fez com que mais investidores procurassem a Lousã, a sua única unidade hoteleira tenha uma ocupação acima da média e mais estrangeiros se fixassem no concelho», sustentou, considerando-o exemplo a seguir.

«Não foi nenhuma ideia luminosa, mas antes uma necessidade que sentimos», acrescentou o presidente da Câmara da Lousã, lembrando o convívio da comunidade com a Associação de Recuperação Cidadãos Inadaptados da Lousã (ARCIL) - que ontem trouxe para o almoço 20 utentes - e os muitos passos dados no sentido de uma sociedade mais inclusiva.

O projecto "Destino de Turismo Acessível" foi, segundo Fernando Carvalho, apresentado em Portugal e no estrangeiro e apresenta-se como vector de «dinâmica económica importante», tendo, inclusive, existido contactos com uma empresa britânica interessada em investir na criação de uma casa adaptada a cidadãos com deficiência. De resto, em termos municipais, «inventariamos os erros todos [nas acessibilidades] e sabemos quanto custa emendá-los, aprendemos a partir deste projecto a não fazer mais nada de errado», referiu.

Cuidados na ementa

Os ingredientes são os mesmos, a apresentação e a confecção tiveram cuidados especiais e o serviço beneficiou ainda do entusiasmo e da dedicação que os alunos quiseram mostrar a estes clientes especiais. Isso mesmo disse o chefe Luís Lavrador no final da refeição. O professor da Escola de Hotelaria explicou que a carne foi empratada cortada aos pedaços pequenos e que também a sobremesa foi composta de pequenas peças de fruta e doces, que podiam ser comidas com as mãos. As restantes particularidades do serviço estão na atenção à pessoa.

Ana Paula Pais
, directora da EHTC, revelou que este «momento de aprendizagem» - que surgiu depois de uma sessão mais teórica - deverá ser repetido nos próximos anos lectivos, pelo valor que acrescentam à formação. «Esperamos agora a vossa avaliação e sugestões», disse, referindo-se particularmente às pessoas com incapacidade.

No almoço, confeccionado pelos alunos do último ano do curso de Cozinha e servido pelos finalistas do curso de Restaurante/Bar, estiveram ainda Filipe Carvalho, responsável do "Lousã - Destino de Turismo Acessível", e Marques Leandro, presidente da ARCIL, além de diversos responsáveis por instituições da área do turismo e do apoio a cidadãos com deficiência.

Fonte - http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=1708&Itemid=135 
Reblog this post [with Zemanta]

Leave a comment

Recent Entries

Medical Tourism in Curaçao: Dolphin-Assisted Therapy
The following is from the Dolphin Suites web site:DOLPHIN ASSISTED THERAPYDolphin Suites is the preferred accommodation for families joining dolphin…
Museums and Progress on Inclusive Tourism
Image via WikipediaViviane Panelli Sarraf specializes in museum accessibility.Jessica Zarin Kessin specializes in toys that facilitate developmental progress. She should…
Mission-Aligned Twittering: A Discussion at Social Edge
As people with disabilities we depend more on word-of-mouth travel tips than any other market segment (Open Doors 2002.) Because…
A Valuable Trip Report - A Getaway to Paris
Image via WikipediaEleanor Lisney is a very resourceful and committed proponent of Inclusive Tourism. You can read a testimony to…
Senderismo para Todos (Spanish)
El Ayuntamiento de Lozoya (Madrid), a través de la Agencia de Desarrollo Local, y la empresa Allcaraván colaboran para que…
2009 Vision Australia Making a Difference Campaign
Tourism New South Wales Sydney for All Website project has been chosen to receive a Vision Australia Highly Commended…
Enjoy England's Tourism for All Winners
Eco + Ergo = Elegant Design
In her article "Get a Grip" Interior Designer and blogger Nicolette Toussaint proves she has a firm grasp Universal Design.…