CafféNoir: Primeiro café do país com ementa em Braille (Portuguese)

| 0 Comments | 0 TrackBacks

Coat of arms of Braga


 
Por PEDRO ANTUNES PEREIR



Uma ementa totalmente escrita em Braille foi apresentada num estabelecimento de restauração de Braga, tornando-o o primeiro do país a fazê-lo.
 
Para assinalar a data foi descerrada uma placa onde o nome "CafféNoir" aparece também escrito na linguagem dos invisuais. Uma iniciativa que a ACAPO espera ver replicada no resto do país.
 
Eduardo Gonçalves, o proprietário conta que a ideia começou a ganhar forma em conversas que ia tendo com um cliente invisual: "nós vemos ainda muito em contra-luz, olhamos muito para a nossa sombra e espero que este seja um contributo para mudar a pequena mentalidade que ainda reina no país". Para a responsável pela ACAPO de Braga, Cristina Ferreira, "já existem edifícios e locais adaptados para receber pessoas invisuais mas este é o primeiro estabelecimento do país a ter uma ementa inteiramente em Braille" e vai mais longe: "mesmo aqui na vizinha Espanha não tenho memória que exista alguma coisa parecida".
 
Situado em perto da Sé de Braga, numa zona nobre da cidade, o café conhecido também pela oferta em termos de chá colocou uma placa identificativa, de fácil acesso aos invisuais e com o nome gravado em relevo para ser facilmente reconhecido pelos invisuais: "é mais um passo que se dá para transformar e desenvolver uma cidade ainda muito presa a 200 anos de história", reconhece o proprietário.

No TrackBacks

TrackBack URL: http://www.rollingrains.com/mt4/mt-t.cgi/869

Leave a comment

Recent Entries

Museums and Progress on Inclusive Tourism
Image via WikipediaViviane Panelli Sarraf specializes in museum accessibility.Jessica Zarin Kessin specializes in toys that facilitate developmental progress. She should…
Eco + Ergo = Elegant Design
In her article "Get a Grip" Interior Designer and blogger Nicolette Toussaint proves she has a firm grasp Universal Design.…
Making the Lift Itself the Hotel Room - Dockside Crane Hotel
A sample article from Hotel & Resort Insider (HRI):A Dockside Crane Converted into a Luxury Hideaway for TwoHave you ever…
GeoTourism Challenge: The Power of Place
The 2009 Geotourism Challenge is on again! Nominate or enroll now.This year I have recused myself from entering so that…
Beach Accessibility - Rio de Janeiro (Portuguese)
Andrei Bastos faz entrevista sobre falta de acessibilidade na Quinta da Boa Vista e na orla de Copacabana. …
Profile: Shakila Maharaj of Durban South Africa
While a guest of Tourism KwaZulu Natal I had the good fortune to meet the charming yet fiercely resilient Shakila…
A Glimpse of Pakistan Through the Art of Children with Disabilities
Sometimes a virtual tour through the eyes of someone with a disability can be as moving as being there yourself.…
"Everyone Has a Right to Travel"
Although, about a year ago, I had the Carlo Besta Italian National Neurological Institute in Milan change the date of…