Tocando as Rodas by Beto Sporkens

| 0 Comments

A new documentary, Tocando as Rodas (literally: Touching the Wheels), is making a debut in Brazil thanks to Movimento SuperAção.

The film follows the radio personaily, Luka, around São Paulo for a week as he experiences life as a wheelchair user (cadeirante.) The producers note the irony of the prevalence of laws supporting those with disabilities and the absence of follow through in Brazil.

Beto Sporkens dirige documentário sobre cadeirantes


As calçadas desniveladas, esburacadas e a falta de rampas e elevadores em São Paulo revelaram a controvérsia de estarmos em um país onde há mais leis que defendem o direito da pessoa com deficiência, mas que ironicamente, é também o país que menos as cumpre. Foi assim, com uma única câmera mini DV, que o cineasta e documentarista Beto Sporkens registrou as dificuldades e surpresas que um cadeirante enfrenta no seu dia-a-dia.

Durante uma semana, a radialista Luka, locutora da Rádio 89FM, andou pela cidade de São Paulo como cadeirante. Lugares como Avenida Paulista, Bernardino de Campos, Brigadeiro Luiz Antônio, Inácio Pereira da Rocha (Vila Madalena), algumas ruas do Jabaquara, Vila Boim, estádio do Pacaembu, Hopi Hari, Shopping Paulista, estações do metrô (Paraíso, Sé e República), estações de metrô (Paraíso, Sé e República) e caixas eletrônicos foram palco para a constatação de que vivemos numa cidade despreparada para oferecer o direito básico de qualquer cidadão - o direito de ir e vir.

A experiência documentada gerou o curta-metragem Tocando as Rodas, de 20 minutos, e teve como objetivo foi chamar a atenção das autoridades sobre o problema da acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida e que utilizam a cadeira de rodas para se locomover por toda a cidade.


Super_Ação - Por uma cidade acessível a todos

O documentário Tocando as Rodas é uma das ações que fazem parte do Movimento Super_Ação, encabeçado por jovens portadores de deficiência, profissionais de comunicação e militantes de ONGs.

O objetivo é exigir a continuidade dos ganhos conquistados até hoje com a implantação de uma política pública para garantir acessibilidade em toda a cidade. Um dos caminhos para isso é a discussão social e o intercâmbio de idéias.

Fonte: Pauta Social

http://www.institutocrescer.org.br/noticias.asp?idNoticia=7

Leave a comment

Recent Entries

Disabled? No, Just a Bit Stiff.
The connection between Universal Design, aging, and travel continues to surface. A unique "massively multi-player future forecasting role-playing experience" designed…
Universal Design, Development, and Inclusive Tourism (Spanish)
De la revista Rèport Amèricas: Part I: Part II: Rèport Amèricas. Impresiones New Gate Media Editorial Turística, Año VI,…
Busqueda Laboral: Hotel Inclusivo en La Argentina (Spanish)
Noticas de la Argentina con una oportunidade profisional:       Está llegando... UNITE!!! Dejanos saber tu experiencia en un CV.    ¿Estudiaste…
Tools to Aid the Green Travel/Inclusive Travel Convergence
Editor's note: The following excerpt from Marcus L Endicott's blog may contain unfamiliar language but it you stick with it…
Benchmark Games: The Sydney 2000 Paralympic Games
Benchmark Games: The Sydney 2000 Paralympic GamesRichard Cashman and Simon DarcyWith a Foreword by Karen TighePublished in conjunction with…
Tanni Grey- Thompson on Travel
Dame Tanni Grey-Thompson takes the world on tour with her in the Mail Online article, "Celeb travel: Tanni Grey- Thompson…
A Proud Member of ENAT
TFA at the Best of Britain & Ireland: 28-29 March 2009
Tourism for All UK will have a stand (No 374) at this exciting new showthat invites you to explore…